Compostagem Gênero Pleurotus
A produção de Cogumelo Shimeji - Pleurotus ostreatus - pode ser feita utilizando vários substratos (composto) podendo ser produzido inclusive em madeira.
A produção comercial de Cogumelos Shimeji (todos dos gênero Pleurotus) utiliza da técnica da compostagem para cogumelos à base de serragem (cultivo axênico) ou através da compostagem à base de palhas de gramíneas diversas, tais como bagaço de cana, capim braquiária, capim elefante e etc.
Normalmente a técnica mais comum e frequentemente realizada pela maioria dos produtores é a compostagem à base de palhas devido ao investimento reduzido e a disponibilidade da matéria prima - palhas.
Os projetos de compostagens para produção de Cogumelos gênero Pleurotus (Shimejis e Hiratakes) tem capacidades de produção de 4.500 até 18.000 kg de composto a cada 7 a 10 dias.
Essa produção de composto de Cogumelos Shimeji,obtida semanalmente permite tanto a produção como a comercialização de composto de cogumelos para outros produtores da região.
A metodologia de compostagem para produção de Composto para Cogumelos Shimejis e Hiratakes utiliza como matéria prima básica, as palhas de gramíneas, tais como, braquiárias, capim elefante, bagaço de cana (alambique ou usina de alcool e etc). A compostagem é curta e a pasteurização necessariamente tem de ser através de vapor com auxílio de uma caldeira.
Uma das grandes vantagens de investir num módulo de compostagem de Cogumelos Shimeji e Hiratake é que com essa estrutura permite fazer compostos para Cogumelos Agaricus blazei, Cogumelo Champignon de Paris, Cogumelo Portobello. É um módulo que ocupa pequena área , baixo investimento, fácil operação e abre grandes possibilidades comerciais, inclusive com a comercialização de composto de cogumelos para outros produtores.
Caso você tenha duvidas técnicas sobre cultivo de cogumelos envie-nos uma mensagem