Compostagem para fins Agricolas

A compostagem para fins agrícolas tem metodologia bem mais simples do que a compostagem para fins de produção de cogumelos, pois a finalidade dessa compostagem é acelerar o processo de degradação levando o material orgânico ao estágio da mineralização e humificação, não havendo grandes preocupações no equilíbrio de microrganismos das contaminações, como ocorre nas compostagens de Cogumelos.

As instalações de um módulo de compostagem para cogumelos Gênero Agaricus e Pleurotus, permite fazer compostos para fins agrícolas, pois a planta do módulo da compostagem tem pátio, barracão de compostagem que já é suficiente para transformar resíduos orgânicos.

Então uma propriedade pode ter um módulo de compostagem para várias finalidades, sendo que a unidade ou módulo de compostagem para cogumelos é mais completo e permite direcionar a compostagem para várias finalidades.

Mas mesmo a compostagem para fins agrícolas, apesar de bem mais simples exige técnica e método para que seja econômica e não cause impactos ao meio ambiente.

Para isso é necessário fazer uma compostagem aeróbica, não metanogênica, sem chorume e sem produção de moscas.

A fermentação (que é a ação dos microrganismos degradadores sobre a matéria orgânica) deve ser feita com presença de oxigênio para não criar anaerobiose que gera o mal cheiro das compostagens e a produção do gás metano (que é 21 vezes mais prejudicial do que o CO2 como causador do efeito estufa).

O chorume também é um efluente liquido bastante poluente, pode infiltrar no solo, cair em rios e lagos contaminando a água.

Um composto sem mal cheiro, sem chorume também atrai as moscas que depositam seus ovos no material em compostagem, entretanto com as devidas “reviradas” da pilha de composto esses ovos e larvas acabam sendo destruídos pela elevada temperatura (65° a 70° C no interior da pilha). Portanto o composto atrai moscas mas não produz mosca, e com isso percebe-se uma diminuição da população de moscas em regiões onde se faz compostagem, desde que não seja feita empiricamente, sem técnica e conhecimento.

Existe uma carência de composto orgânico no mercado e a compostagem pode se tornar um processo bastante interessante em termos econômicos na propriedade pois trata, reduz os resíduos orgânicos e pode gerar renda e lucro.

Caso você tenha duvidas técnicas sobre cultivo de cogumelos envie-nos uma mensagem