projetocogumelos.org Projeto para produção de blocos axênicos, Cogumelo Shiitake, cursos, projeto para instalação de produção de blocos axênicos

Há duas técnicas básicas para o cultivo do Cogumelo Shiitake, o cultivo em toras empilhados em florestas e o cultivo em blocos de serragem prensados cultivados em salas climatizadas  ou semi climatizadas.

A técnica de cultivo de Cogumelo Shiitake em blocos de serragem prensados é denominado de Cultivo de Shiitake Axênico, pois o processo de fabricação do blocos envolve a esterilização do substrato através da pasteurização severa ou esterilização.

A metodologia de Cultivo de Cogumelo Shiitake com blocos axênicos, é um avanço em termos de tecnologia e traz as seguintes vantagens:

- Frutificação em menor período ( 3 a 4 meses).

- Maior produtividade.

- Produção em ambiente controlado.

A Fabricação dos blocos axênicos dependem da oferta de serragem (resíduo de serrarias) preferencialmente de eucalipto, que são hidratados, corrigidos, enriquecidos com farelos e prensados, formando blocos que recebem o fungo em condições estéreis.

A metodologia da fabricação dos Blocos Axênicos exige além de mão de obra mais especializada, também estrutura de equipamentos (autoclaves, caldeiras, câmara de fluxo laminar) e infraestrutura física com salas estéreis, salas de incubação com controle de temperatura, luminosidade e contaminação.

O investimento nesta metodologia permite fabricar sementes de cogumelos em escala comercial, já a estrutura é de um grande laboratório.

Atualmente há déficit de blocos axênicos de Cogumelo Shiitake no mercado, tornando o investimento bastante interessante para venda exclusiva dos blocos que atingem preços elevados e proporcionando boa rentabilidade.

Compostagem - Fabricação dos Blocos Axênicos

Caso você tenha duvidas técnicas sobre cultivo de cogumelos envie-nos uma mensagem

Fluxograma produção de blocos axenicos p/ cultivo de Shiitake