Please reload

Posts Recentes

Cogumelos "Alucinógenos"

July 4, 2017

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

Os Plásticos - Inimigo dos Cogumelos

Muitas pessoas que estão entrando no negócio cogumelos, (Cogumelos Shiitake, cogumelos Champignon de Paris, Cogumelos Shimeji  etc) acabam por buscar informações na internet, assistindo vídeos e vendo fotos. Mas é preciso tomar cuidado pois as imagens sempre são feitas nos melhores momentos, num determinado momento, não especificando a região (Estado, Município), estação do ano, a características do local da estufa (se em local protegido do sol ou não), altitude do local, posicionamento em relação ao sol e isso tem causado uma série de erros de projetos.

 

Ou seja, o leigo não tem critérios suficientes para avaliar o que esta vendo e acaba chegando a conclusões erradas e gastando onde não deve e economizando onde não pode.

 

Por exemplo: voce sabia que o Pasteurizador de Composto de Cogumelos não é para pasteurizar o composto?  voce sabia que o choque térmico dado no Cogumelo Shiitake, não é térmico, é Hídrico?  e quantas pessoas compraram máquina de fazer gêlo ! para dar o "choque térmico"

 

E um dos itens que mais temos observados erros são em relação as "estufas de cultivo"  Em primeiro lugar estufa já traz a idéia de ambiente fechado e quente. Na agricultura (cultivo de vegetais) é amplamente utilizado o cultivo em estufas (com sucesso!), com luminosidade e temperaturas mais elevadas, mas isso é para vegetal que tem resistência contra o calor e prefere luminosidade e as estufas diminuem o ataque de fungos por ser um ambiente sempre bem mais sêco. Os fungos não tem resistência contra o calor, desidratação e o PLÁSTICO só piora essa situação. Outra coisa não adianta achar que o plástico branco e preto, com o lado branco para fora vai refletir o calor, NÃO VAI, reflete um pouco, mas PLÁSTICO É PLÁSTICO e de qualquer forma esquenta.

 

E aí se projeta a construção com plásticos e depois investe-se em sistema para refrescar?, ventiladores, nebulizadores, ou seja, piora-se o ambiente para depois gastar em melhorá-lo?

 

Se voce é um produtor ou empreendedor, e quer investir, mas é leigo no assunto "cogumelos", cuidado para não acreditar ou tirar conclusões aparentemente óbvias em cima de informações de internet ! 

 

Ultima Dica:  Nao se produz cogumelos pegando "Dicas". Não transforme seu negócio num teste ! invista corretamente e para a produção comercial, valorizando seu tempo e investimento.

 

Então o que fazer?

- Procure orientação correta com profissionais competentes.

- Solicite Visita de Avaliação da Propriedade para saber realmente que tipo de sistema construtivo implantar.

- Conheça a atividade como um todo e não em partes - Uma boa oportunidade é participar para esclarecer todas as duvidas é participar do  I-Workshop de Produção de Cogumelos de 20 a 21 de Maio de 2017, (vide post anterior).

 

Abraços ! Projeto Cogumelos

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga