Please reload

Posts Recentes

Cogumelos "Alucinógenos"

July 4, 2017

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

... Eu moro em Minas Gerais e quero produzir cogumelos...

 

Essa é a pergunta mais frequente, é a pergunta do leigo no assunto e que é muito difícil ou impossível responder diretamente, pois quando estamos falando de COGUMELOS já estamos falando atualmente em mais de 07 variedades e espécies de cogumelos comerciais e cada uma delas com exigências ambientais diferentes e métodos de cultivo diversos (Cogumelo Shiitake cultivado em troncos, Cogumelo Shiitake produzido em blocos axênicos, Shimeji branco, cinza, preto, Hiratake Salmão, Champignon de Paris, Portobello, Cogumelo Agaricus blazei, Eringui e etc).

 

Além do que o Estado de Minas Gerais é um dos maiores Estados do Brasil e com varias regiões com climas, temperaturas, cobertura vegetal e topografias diferentes.  E é muito comum termos ambientes completamente diferentes numa mesma região dentro de uma mesma propriedade.

 

E então o leigo quer fazer UM CURSO de produção de COGUMELOS, mas neste caso não seria apenas fazer UM ÚNICO curso, teria de fazer mais de 7 cursos para depois disso ver qual dos cogumelos se adaptariam no local e qual deles seria adequado a capacidade financeira do produtor investidor.

 

Então o que fazer? Qual a orientação inicial?

 

Existem duas formas para dar o primeiro passo:

 

1) Participar de Workshop de apresentação geral de todas as espécies de cogumelos e metodologias de cultivo e também sobre compostagem, sobre valores de investimento para cada uma das espécies e analise de retorno. Além de ter a visão do Cenário de mercado, tanto interno como externo (venda no mercado interno e exportação).

 

 

2) Contratar serviço de Visita Técnica de Avaliação do Potencial da propriedade rural. Na qual um técnico especializado no assunto vai até a propriedade com o proprietário e faz o levantamento para gerar um diagnóstico de viabilidade, investimentos, dimensionamentos.

 

 

O que não se recomenda, realizar o cultivo apoiado em informações pinçadas da internet, pois os videos, textos nem sempre ou na maioria das vezes não trazem informações reais.

 

Não há mais necessidade de fazer TESTES para verificar a possibilidade de produção. Atualmente já temos informações para o CULTIVO COMERCIAL DE COGUELOS , sem necessidade de fazer TESTES. Além disso os testes feitos por leigos podem levar a conclusões erradas, exatamente pela falta de conhecimento. 

Não se apoie em informações de pesquisa, não que ela não sejam corretas, mas muitas vezes elas são viáveis técnicamente mas comercialmente, não.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload