"Produza Cogumelos ! Compramos a Produção - Garantimos o Mercado!.."


cogumelo champignon de Paris www.projetocogumelos.org

Quem não gostaria de empreender na produção de Cogumelos Agaricus blazei, Champignon de Paris, Portobello, Cogumelo Shimeji, Hiratake,  Shiitake com essas condições, não é mesmo? 


A frase que mais ouvimos é "sou empreendedor" mas quero produzir com garantia de mercado e ter para quem vender, se não tiver para quem vender não vou produzir.


PESQUISA DE MERCADO - CUIDADO!


Akio Morita da Sony lançou o Walkman  no mercado (quem não comprou aquela "aporrinhola"), que era um aparelho de som com fones de ouvido. Os Estados Unidos já havia lançado um radinho com fone de ouvido, UM FRACASSO TOTAL DE VENDAS !!! E o Walkman foi um dos maiores sucessos de venda da Sony. Ou seja, se Morita acreditasse na pesquisa de mercado não teria lançado um produto que comprovadamente ninguém compraria!




CENÁRIO DO MERCADO DE ALIMENTOS NO BRASIL


Muitas pessoas querem empreender, mas não confiam no mercado, realmente não acreditam no mercado e querem montar um negócio com todas as garantias. Ora mas as empresas existem porque existe mercado e se uma pessoa abre uma empresa é porque ela tem crença no mercado e essa pessoa crente em mercado é que chamamos de empreendedor.


E o que esta acontecendo no mercado de Cogumelos é isso, as pessoas querem produzir mas estão descrentes do mercado e achando que o consumidor não vai consumir, e que se consumir o mercado vai saturar e que vai haver um monte de concorrente, ou seja, colocam uma série de obstáculos.


Eu me lembro de uma época que o brasileiro torcia o nariz quando se falava em comer peixe crú (aquilo era nojento e pensei: jamais o brasileiro irá comer peixe crú)  e hoje? se vc, não quer encontrar um japonês vá ao restaurante japonês!  O brasileiro só comia carne de boi, frango era comida de domingo ! uma vez por mês e voce ia lá na avícola da esquina e escolhia o frango vivo e mandava matar e limpar. Hoje? o frango, (com o congelamento) controla o preço do boi! O brasileiro era preconceituoso na alimentação e já era certo que CULTURALMENTE o brasileiro jamais iria comer peixe crú, CULTURALMENTE ele somente iria comer carne de boi..quanto preconceito!! 


E aí entramos nos anos 90 e surgiu o celular, e a comida por quilo, o self service e a culinária japonesa e o cardápio brasileiro mudou radicalmente do prato feito, prato comercial para experimentar novos sabores, com um "buffet" variado como nunca havia sido servido no dia a dia, um cardápio tão diverso que não cabe todo num prato!


E aí entramos nos anos 2.000 e surgiu a internet e hoje em 2017 temos uma quantidade de aparelhos celulares com acesso a internet equivalente a população de brasileiros, quase 200 milhões de aparelhos! E uma verdadeira campanha de alimentação saudável, na TV, na internet (lembra da grande campanha do Fantástico-Globo? Vamos emagrecer o Fenomeno? - o nosso Ronaldo?) . Isso tudo abre mercado, oportunidade para novos produtos, novos sabores.  Os restaurantes tradicionais estão tendo de mudar o cardápio, uma churrascaria tem que ter sushi!! até a comida por quilo já tem sushi! As pizzas tem cogumelos, a população carnivora esta diminuindo, surgem os vegetarianos, os veganos (estão dizendo que carne faz mal para saúde e pode derrubar até Presidente, rs).


E o empreendedor-produtor? com mêdo, desconfiança do mercado.. com uma ferramenta fundamental na mão que é a internet, que determina a liberdade e independência do até então eterno atravessador.


Antes da internet o produtor era vítima do atravessador, hoje, ele USA o atravessador, quando quer, como quer e quanto quer! 


SATURAÇÃO DO MERCADO DE COGUMELOS


Ah.., mas o mercado vai saturar !! vai surgir um outro alimento que irá substituir o cogumelo!  voces acreditam realmente nisso?.. se o mercado saturasse as companhias de cervejas (Brahma, Skol, Schincariol, Antartica, Sol, Itaipava, Proibida e etc. e etc) não estariam fazendo campanha todo dia dizendo " BEBA CERVEJA! BEBA CERVEJA". JESUS CRISTO quando esteve na terra, comeu peixes, os pães, a batata. Mas olhem só, passaram 2.017 anos e continuamos a comer a mesma batata, ou seja, não surgiu uma batata técnológica inovadora que acabou com a velha batata e pelo contrário, diversificou-se a forma de consumir batata, nos purês, nos Combos do Big Mac, na batata Chips, tem até as franquias com cardápio a base de batata!.. o mercado saturou?


Certamente o termo "Saturação de Mercado" não foi criado por um Empreendedor, pois enquanto estiverem nascendo gente, crescendo, mudando de classe social, viajando, trabalhando, o mercado não irá saturar, ele irá se desenvolver em mais produtos, novos produtos e marcas com diferenciais de preço, público alvo e etc.


ESTATÍSTICAS DE CONSUMO


Ah..! mas o brasileiro consome pouquíssimo cogumelo, não tem mercado..ah é? Vamos fazer uma continha bem simples: vamos vender 1kg de cogumelo para 1 brasileiro a cada 10.000 brasileiros por dia (numa população de 200 milhões) venderíamos diariamente 20 toneladas por dia ou seja, 600 toneladas por Mês!  e isso significaria apenas 0,01 % desse mercado! E isso estamos falando apenas do cogumelo fresco, e o cogumelo para microondas? e o hamburguer de Shimeji? e as farinhas proteicas de cogumelos? e os antepastos de cogumelos? 


VENDER É DIFÍCIL - PROMOVER É FÁCIL


A venda não é promoção, a venda é consequência da promoção, ela vem depois. Então atacar a venda diretamente é muito difícil, caro e desgastante.


Então como abrir mais mercado e rapidamente? Internet uai, sô! com produto na prateleira (oferta), precisamos produzir! a força do produtor esta no produto e no investimento na PROMOÇÃO (propagação) - mas promoção não no sentido do abaixamento do preço, mas no sentido de promover, propagar o produto no mercado. E quando produzir não faça somente "selfies" de sua turma sorridente no boteco.. faça "selfies" do seu produto: COGUMELOS ! 


Abra perfis no Facebook, no instagram, no whatsapp com COGUMELOS e Alimentação Saudável!


O QUE GARANTE MERCADO


Claro que gostaríamos de GARANTIA DE COMPRA, GARANTIA DE MERCADO! quem não quer? claro que gostaríamos de não ter concorrentes, claro que queremos montar um negócio ideal com produto ideal que venda muito, que tenha ótimos preços e não tenham concorrentes!  A garantia de venda esta no preço razoável, num produto bom e padronizado e num serviço excelente. A garantia não existe por decreto.


Produtor-Empreendedor, tenha crença no mercado, como voce tem crença em Deus, Fé. E o mercado assim como Deus lhe abençoará, com boas surpresas..mas não se engane pois ele (mercado) não lhe dará Garantias, assim como Deus não dá garantias..a não ser a morte..mas mesmo assim ele não lhe diz nem como e nem quando!




Posts Em Destaque