Please reload

Posts Recentes

Cogumelos "Alucinógenos"

July 4, 2017

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

Cogumelos Venenosos - Como identificar?

 

Os cogumelos sempre carregaram a má fama, principalmente nos Países de clima tropical, onde são sempre rotulados como sendo venenosos, perigosos com toxinas capazes de matar pessoas e animais.

 

E como todo preconceito, essa má fama dos cogumelos é fruto na ignorância.

 

E por que nós seres humanos tropicais somos tão ignorantes (cogumelísticamente falando)? 

 

A resposta é muito simples! É que culturalmente não temos hábito de consumir cogumelos, ao contrário do seres humanos temperados (de clima temperado).

 

O clima determinando o hábito: Então essa cultura de consumo de cogumelos foi determinado pelo clima. Pois o clima temperado tem a estação de frutificação dos fungos, que é o outono, onde a frutificação ocorre de forma concentrada, de várias espécies ao mesmo tempo. Então é muito comum ver um europeu, um asiático, norte americanos (do clima temperado), entrar no bosque, ir aos campos, com seus cestos, para colher cogumelos nessa época. E isso ocorre devido as estações do ano bem definidas em Primavera, Verão, Outono e Inverno.

 

Então como existe o hábito de se alimentar com cogumelos, os institutos de pesquisas, governos investiram em identificar as espécies, catalogando-as de forma a evitar riscos de acidentes, intoxicações e inclusive desenvolver comercialmente a fungicultura como negócio.

 

O Catálogo de Fungos e Cogumelos: E de acordo com o catálogo "Simon & Schuster´s Guide to Mushrooms" (ou seja o Guia de Cogumelos com mais de 420 espécies de clima temperado catalogadas), podemos verificar estatísticamente que de 100 espécies apenas 10 tem algum princípio ativo tóxico e, dentre essas 10 apenas 2 tem toxina capaz de causar morte.

 

Mas por que somos ignorantes? Por que não catalogamos nossos cogumelos?

 

A resposta é simples: No clima tropical não temos uma estação de frutificação dos fungos, todos os dias nascem cogumelos, de alguma espécie em algum lugar, mas de forma não concentrada e com isso não se criou o hábito de consumo de cogumelos.

 

Fungofóbico: E além disso no clima tropical, (quente e úmido) os fungos causam doenças em plantas, vegetais, causando enormes prejuizos ao Agronegócio (amarelinho da laranja, a sigatoka negra da bananeira, as ferrugens do café, da soja, as podridões - exemplos de doenças fúngicas) e com isso os institutos de pesquisas e pesquisadores direcionam as pesquisas para destruir fungos e não há o mínimo interesse em tratá-los como alimentos (vide a grade curricular do curso de Engenharia Agronomica - Não há a disciplina de "Cultivo de Cogumelos").

 

Ou seja, a Agronomia, a Biologia tropical desenvolve-se muito no conhecimento para combater os fungos, destruí-los e não para cultivá-los.

 

Mas seriam os cogumelos de clima tropical venenosos? Não sabemos com certeza, é necessário pesquisa para identificar e catalogar as espécies (mais de 95% dos fungos de clima tropical não estão catalogados). Entretanto apoiado nas estatísticas dos fungos de clima temperado é esperado que aqui também a maioria dos cogumelos não sejam venenosos.

 

E seria muito interessante essa pesquisa, pois assim como poderíamos encontrar cogumelos venenosos, poderíamos encontrar cogumelos com substâncias medicinais (como é o caso do brasileiríssimo Agaricus blazei - o cogumelo "medicinal"). 

 

Como identificar se o cogumelo é venenoso? Não há método "caseiro" , ou teste, ou análise visual que possa determinar se um cogumelo é venenoso ou não. Mas estatísticamente, a maioria não são..Mas cuidado para não sair comendo cogumelos encontrados no campo, pois a estatística de probalidade de acerto na Mega sena é de 1 para 57 milhões, mas sempre tem um sortudo que acerta sozinho..E no caso dos cogumelos, voce pode ser sortudo, mas num dia de azar...

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga